Sabe-se que o organismo de uma criança não é igual ao de um adulto. Por isso, a anestesia realizada durante uma cirurgia pediátrica deverá ser adequada ao pequeno paciente.
Os medicamentos e técnicas anestésicas são diferentes, o que requer um profissional habilitado e treinado para este tipo de atendimento.
Várias são as técnicas utilizadas sendo que estas podem ser combinadas, como anestesia geral ou sedação associada a anestesia local, por exemplo.
Na anestesia pediátrica, desenvolve-se uma assistência voltada à segurança do paciente de forma lúdica, considerando que sentimentos como o medo, ansiedade e estresse já se manifestam na entrada do centro cirúrgico. Existem várias técnicas usadas para minimizar esses traumas causados nas crianças, e os pais ou responsáveis conjuntamente com a equipe que vai cuidar do paciente tem papel fundamental nesse processo, influenciando diretamente na recuperação pós-anestésica.
Dentre as estratégias para redução da ansiedade em crianças, as não farmacológicas 🧸🚗 são tão importantes quanto as farmacológicas 💊, como a presença dos responsáveis na indução anestésica, programas de educação com preparo dos pais ou responsáveis alem de fornecimento de informações escritas sobre o procedimento anestésico no pré-operatório. ✍🏻
A condução de uma anestesia pediátrica apresenta vários desafios e cada caso irá demandar uma conduta. Por isso, a conversa e a avaliação do médico anestesiologista antes da cirurgia é essencial. 😉
Os anestesistas são nossos grandes aliados durante o ato operatório, sendo de extrema importância um trabalho de equipe e multidisciplinar em busca de conforto, atenção e tranquilidade à criança e seus familiares.
E agora, ainda tem dúvidas da importância de um bom anestesista na hora da cirurgia do seu filho? 🤓