Antigamente, cirurgias sempre eram sinônimos de cortes e longas recuperações.
Com as videocirurgias, isso mudou. Por meio de incisões pequenas e equipamentos modernos, é possível tratar problemas sem interferir tanto no organismo.
Nos pequenos, observam-se vantagens das videocirurgias sobre as operações realizadas pela via convencional. Dentre elas estão: menor agressão e trauma aos tecidos, menos dor pós-operatória, melhor resultado estético, menor índice de infecção cirúrgica e de complicações tardias, alta precoce e retorno mais rápido as atividades normais. Tudo o que eles querem para voltar a correr por aí.
Claro que existem as peculiaridades e protocolos em relação a este tipo de cirurgia nos pacientes pediátricos. Daí a importância do cirurgião pediatra ser o médico habilitado para realizá-las, pois é necessário um treinamento específico pra realizar este tipo de operação já que uma criança não pode ser considerada um adulto pequeno.
Nos dias atuais, a retirada do apêndice e da vesícula biliar, tratamentos de pneumonias complicadas, correção do refluxo gastroesofágico e testículo não palpável são algumas das cirurgias que podem ser feitas por esse método.
Portanto, converse com o cirurgião pediatra do seu filho para saber o que ele recomenda. 😉